segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Devoção a beira mar - IEMANJÁ 2014

Conhecida como uma das mais populares festas de celebração pública do candomblé, o festejo acontece desde 1923, quando houve diminuição na oferta de peixes da Vila dos Pescadores do Rio Vermelho. A tradição conta que eles pediram ajuda ao orixá, conhecida como a Rainha do Mar, e seguiram para ofertar presentes para Iemanjá. A oferta foi feita no meio do mar e, desde então, a festa é realizada todos os anos no dia dois de fevereiro.
Hoje em dia os devotos costumam deixar os presentes na colônia dos pescadores, para depois serem entregues em alto-mar. Mas há outras duas opções: lançá-los diretamente ao mar ou pegar um barco dos próprios pescadores e depositar as oferendas um pouco distante da praia.
Minha devoção
Morando em Salvador e mística como sou.... desde criança ouço, de um eletricista que trabalhava com meu pai, estórias da sereia maior do mar “Iemanjá”. Ouvia com mta atenção e enchia de perguntas meu narrador. Qdo ficava sozinha sempre imaginava aquele meia mulher linda com rabo de peixe encantando as pessoas... cresci acreditando piamente nisso, pra mim é uma verdade absoluta e não há quem me convença do contrário, por isso  sempre participo de alguma forma do ritual com flores retiradas sorrateiramente de algum jardim, pra entregar para essa deusa, sempre presente no meu pensamento.
Na verdade essa foi a primeira vez que fotografei a festa do Rio Vermelho e ao ver as pessoas tão crentes como eu, me despertou uma enorme empatia com o meu redor, foi muito gostoso fotografar pois tão concentradas as pessoas estavam na sua devoção que ninguém me percebia, me senti transparente!! (aliás como gosto de ficar qdo fotografo). Me emocionei ver aquela fé assim tão explícita (o lado profano não me abala), entretanto esse ano Iemanjá vai me perdoar pq de tão envolvida que fiquei, acabei por esquecer de depositar pela primeira vez meu presente pra ela... pode???

Abaixo algumas fotografias da festa


VEJA MAIS FOTOGRAFIAS NO SITE 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...